O transporte de material biológico humano pode ser realizado de forma terceirizada mediante contrato com o laboratório prestador do serviço de saúde, convênio ou termo de responsabilidade, obedecendo às especificações do material biológico humano a ser transportado.
O contratado assim como a COURRIER DO BRASIL deve possuir instalações, equipamentos, conhecimento adequado, além de experiência e pessoal competente para desempenhar satisfatoriamente o serviço solicitado pelo contratante e atender aos requisitos técnicos e legais estabelecidos na legislação vigente.
O contrato deve definir as responsabilidades e atribuições específicas do contratante e contratado e permanecer à disposição para apresentação às autoridades sanitárias.
O transportador deve garantir a infra-estrutura necessária ao processo de transporte, considerando o tipo e a especificidade do material biológico humano.
O transporte de material biológico humano deve ser realizado obedecendo às normas de biossegurança, de forma a prevenir riscos de exposição direta dos profissionais envolvidos, dos transportadores, da população e do ambiente ao material biológico humano.